28 de Agosto, 2018 |Online

Câncer no reino animal

Horário e local:

28 de Agosto de 2018, às 19:00hrs

Online

Valor: Gratuito

Sobre o evento:

 

Estima-se que aproximadamente 42 milhões de pessoas sejam diagnosticados por ano com qualquer tipo de câncer. Câncer é definido pelo Instituto Nacional do Câncer (E.U.A) como uma coleção de doenças nas quais células anormais podem se dividir e se espalhar para o tecido próximo. O câncer não afeta só os humanos, mas também animais. A história dessa doença começa cerca de um bilhão de anos atrás, com o surgimento de seres multicelulares. Para o sucesso da multicelularidade, os organismos tiveram que dispor de uma caraterística mais cooperativa em relação àquela característica baseada na maximização do potencial proliferativo, exibida por seres unicelulares. Desregulação nas funções celulares como proliferação, resistência a apoptose, capacidade de evadir o sistema imune entre outras podem culminar no surgimento de uma célula cancerosa em um organismo multicelular.

 

Quais animais apresentam câncer? Câncer não é uma patologia nova e não ocorre exclusivamente nos mamíferos. Dinossauros e hidras foram documentados com câncer. Animais domésticos e selvagens são sentinelas, pois o aumento da prevalência de câncer nos mesmos, pode indicar a presença substâncias carcinogênicas no ambiente. O câncer pode ser contagioso para algumas espécies de animais. Elefantes, baleias e ratos-toupeiras-pelados são considerados resistentes ao câncer. Cães e gatos que convivem conosco e por alguns são considerados membros da família, podem ser diagnosticados com câncer e assim como seus companheiros humanos, podem morrer devido a progressão tumoral. Câncer de mama é um dos principais tumores que acometem cadelas e mulheres. No entanto, a prevalência de câncer de mama em bovinos, equinos e suínos é muito baixa.

 

Neste webinário vamos conversar sobre similares e diferenças entre a susceptibilidade e resistência aos diversos tipos de cânceres no reino animal e como podem nos auxiliar a descoberta de terapias que podem beneficiar não só os humanos como também os próprios animais.

Convidado:

  • Isabelle Tancioni

 

Fundadora da ONG: Best Friend Alliance em 2018, colaboradora da Veterinaria da USP.

Veterinária formada pela USP, com mestrado e doutorado em Imunologia (USP). Pós-graduação com pesquisa na área de câncer, com foco em cânceres que atingem mulheres na Universidade da California, San Diego (UCSD). De 2013 até 2018, foi Pesquisadora da UCSD. Fundadora da ONG: Best Friend Alliance (Califórnia em 2018). Co-fundadora do VEG VETS colaboradora da Veterinária da USP.

Compartilhe este evento

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

© 2017 por Rede de Pesquisadores