02 de Maio, 2018 |Online

Células-tronco na encruzilhada entre regeneração tecidual e doença

Horário e local:

02 de Maio de 2018, às 19:00hrs

Online

Valor: Gratuito

Sobre o evento:

Nesse webinário vamos conversar sobre as células-tronco, que, como a mutante Mística, tem o potencial de se transformar e assumir diferentes "personalidades". Nosso grupo de pesquisa estuda as células-tronco associadas aos vasos sanguíneos, chamadas pericitos. Existem ao menos dois tipos diferentes de pericitos. Estas células, dependendo do tecido onde estão, podem assumir personalidades diferentes, de vilã ou heroína. O conhecimento em relação ao funcionamento destas subpopulações de células-tronco e a identificação de maneiras de controlá-las pode contribuir para que elas assumam um importante papel na cura de doenças como, por exemplo, o câncer.

Convidado:

  • Alexander Birbrair

Professor do Departamento de Patologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Membro da Academia Brasileira de Ciências, formado em Biomedicina na UESC (Bahia), possui doutorado em neurociência pela Wake Forest University (EUA) e pós-doutorado em biologia celular no Albert Einstein School of Medicine (EUA). Atualmente, nosso laboratório estuda o microambiente tecidual, desvendando a função de cada componente celular em várias condições fisiológicas e patológicas.

Compartilhe este evento

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

© 2017 por Rede de Pesquisadores