22 de Outubro, 2018 | Online

Da natureza para a natureza: Utilização de biomassa para purificação de águas

Horário e local:

22 de Outubro de 2018, às 19:00hrs

Online

Valor: Gratuito

Sobre o evento:

 

A água é sem dúvida o bem mais precioso do nosso planeta cobrindo aproximadamente 70% de toda a superfície terrestre, porém infelizmente trata-se de um recurso esgotável. As atividades antropogênicas vêm transformando rios e mares em ambientes inóspitos para a vida de diversas espécies de animais e plantas além de tornar as fontes de água potável cada vez menos produtivas. Pesquisadores de diversas partes do mundo vêm buscando alternativas para o tratamento destas fontes de água e um ponto à se destacar é a utilização de recursos renováveis, ambientalmente sustentáveis para promover este tratamento. Utilizando deste ponto de vista, resíduos da agroindústria (bagaço de cana-de-açúcar, cascas de frutas, palhada provinda de plantações, entre outros) são materiais de maior potencial econômico/sustentável para esta aplicação, podendo ser aplicado em sua forma in natura ou quimicamente modificado para remoção de diferentes contaminantes como corantes utilizados nas indústrias, metais pesados, e em alguns casos até retenção de vírus e bactérias.
Neste webinário vamos conversar sobre os novos materiais e estruturas oriundas de biomassa e resíduos agroindustriais que vêm sendo estudadas buscando aplicação em purificação de águas. Serão também discutidas as perspectivas para este tipo de material mais sustentável na busca de uma água potável de maior qualidade.

Convidado:

  • Guilherme Dognani

Possui graduação em Química (UNOESTE) e mestrado em Ciência dos Materiais (FCT/UNESP). Atualmente é doutorando em Química de Materiais pela FCT/UNESP com intensa colaboração com Stony Brook University. Tem foco no desenvolvimento de novos materiais para purificação de água, especificamente em nanofibras eletrofiadas e micro/nanoceluloses modificadas para a remoção de contaminantes do meio aquoso.

Compartilhe este evento

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

© 2017 por Rede de Pesquisadores