15 de Maio, 2018 |Online

Como democratizar a ciência no

Século XXI?

Horário e local:

15 de Maio de 2018, às 19:00hrs

Online

Valor: Gratuito

Sobre o evento:

 

A democratização da ciência é importante para gerarmos maior diversidade nas comunidades produtoras de informações/conhecimentos científicos e tecnológicos que acabam produzindo maior desenvolvimento econômico, social, e ambiental.

 

A participação dos cidadãos fora das universidades na produção de ciência e tecnologias tem aumentado muito nos últimos anos à medida que a produção, o uso, e a adaptação das ferramentas, dados, publicações, e processos científicos tem se tornado cada vez mais acessíveis tanto para a comunidade acadêmica, em nível mundial, quanto para as próprias sociedades que financiam a maior parte das pesquisas científicas.

Neste webinário, apresentarei os principais movimentos que tem contribuído com a democratização da ciência, e com os quais estou envolvido ou tenho me relacionado nos últimos anos; indicarei o papel dos diversos atores envolvidos na democratização da ciência tomando como ponto de ancoragem a fabricação e o uso de microscópios acessíveis; e, finalmente, como a acessibilidade aos dados científicos de outras publicações e projetos tem contribuído com a minha pesquisa, trajetória profissional, e ações de popularização da ciência com a consequente redução no tempo e no investimento financeiro para o desenvolvimento dos projetos relacionados à ciência e as suas tecnologias, assim como na ampliação de colaborações internacionais que propiciam maior impacto dos resultados das pesquisas e ações de popularização da ciência. Ou seja, cobrirei a democratização do fazer ciência, da fabricação das tecnologias e do uso contextual dessas para o desenvolvimento social, econômico, e ambiental via colaboração.

Convidado:

  • Filipe Oliveira da Silva

Fundador do Conector Ciência

Biólogo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Biologia Evolutiva pela Uppsala Universitet (Suécia), com projetos de tese na Ludwig-Maximilians-Universität München (Alemanha) e Harvard University (EUA). Trabalhou como pesquisador Nível II no Biotechnology Institute da Helsinki Yliopisto (Finlândia). Fundou a microempresa social Conector Ciência para democratizar a ciência.

Compartilhe este evento

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

© 2017 por Rede de Pesquisadores