13 de Dezembro, 2018 | Online

Diabetes, porcos e bactérias: como essa combinação improvável revolucionou a medicina

Horário e local:

13 de Dezembro de 2018, às 19:00hrs

Online

Valor: Gratuito

Sobre o evento:

 

Em outubro de 2018 comemorou-se 36 anos da aprovação da insulina humana recombinante para o tratamento do diabetes. Desde o primeiro registro de um caso de diabetes na história até a produção de uma insulina segura e viável industrialmente se passaram mais de 3200 anos. Até então, praticamente toda a insulina produzida no mundo vinha de porcos. E o que viabilizou essa revolução foi algo até então inesperado: DNA e uma bactéria frequentemente encontrada nas nossas fezes, a Escherichia coli. Neste webnário com cara de bate-papo, vamos contar a história da descoberta do diabetes, da insulina, e da tecnologia do DNA recombinante, mostrando como isso revolucionou a medicina e a indústria de medicamentos no mundo.

Convidadas:

  • Ana Bonassa

Licenciada em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM - 2011), mestre ciências pela Universidade de São Paulo (ICB-USP - 2014) e doutora em ciências ênfase em Fisiologia Humana. Desenvolve trabalho de comunicação científica com produção de conteúdo científico traduzido para população não especializada.

  • Laura de Freitas

Farmacêutica-bioquímica, mestra e doutora em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia pela UNESP de Araraquara. Atualmente é pós-doutora na USP, com enfoque em microbiologia e terapia fotodinâmica voltada ao tratamento de infecções de pele. Foi finalista do FameLab Brasil 2018, onde idealizou o projeto "Nunca vi um cientista" e conheceu as pessoas que ajudariam a o tornar realidade.

Compartilhe este evento

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

© 2017 por Rede de Pesquisadores