13 de novembro, 2019 | Online

Divulgação Científica na Amazônia

Horário e local:

13 de novembro de 2019, às 16:00h

Online

Valor: Gratuito

Sobre o evento:

 

Apresentarei projetos de divulgação científica que discutem sobre a Amazônia e que podem funcionar como ferramentas didáticas em diversos ambientes de aprendizagem formal e informal.

O foco principal será no projeto Microzônia que venho desenvolvendo desde o começo do ano. Trata-se de uma expedição ou viagem de pesquisa científica cidadã na qual percorri diversas cidades, rios, comunidades e uma aldeia na Amazônia.

O objetivo do projeto foi revelar narrativas de sustentabilidade na Amazônia ilustrando-as com fotos, aquarelas e fotos microscópicas. Consequentemente, esperamos gerar mais empatia e menos generalismo sobre essa região, quebrando esteriótipos e aproximando outros brasileiros dessa região tão rica em cultura e biodiversidade.

Esse projeto tornou-se uma diário eletrônico de viagem que pode ser acessado gratuitamente em www.conecien.com/microzonia, comunicação científica no Instagram @conector_ciencia, uma oficina de construção de microscópios atrelada com narrativas sobre a Amazônia para professores do ensino básico no Museu do Amanhã e os resultados foram recentemente apresentados no MIT nos Estados Unidos.

No momento, estou trabalhando na produção de uma instalação de arte e ciência em colaboração com artistas. Além disso, estamos interessados em construir um projeto com colaboradores que tem como foco a produção de materiais educacionais de fonte aberta que são contextualizados com a realidade amazônica. O objetivo é potencializar uma aprendizagem de ciência e tecnologias na Amazônia por meio de exemplos encontrados na própria Amazônia mas em diálogo com o conhecimento acadêmico e tecnológico de diferentes partes do mundo.Tem interesse? Participem e vamos co-criar!

Webinarista:

  • Filipe Oliveira

Filipe Oliveira é biólogo formado pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Biologia Evolutiva na Universidade de Uppsala com projeto na Universidade de Harvard. Trabalhou como pesquisador na Universidade de Helsinki no Instituto de Biotecnologia. O seu trabalho de democratização da ciência focado em questões socioeconômicas, culturais e ambientais tem sido reconhecido internacionalmente.

Compartilhe este evento

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

© 2017 por Rede de Pesquisadores