26 de Mar, 2018 |Online

Novas carreiras: a Biotecnologia como profissão

Horário e local:

26 de Mar. de 2018, às 20:00hrs

Online

Valor: Gratuito

Sobre o evento:

 

A biotecnologia é uma área multidisciplinar e altamente inovadora, bem estabelecida em institutos de pesquisa e universidades do país. Desde fevereiro de 2007, é uma das áreas prioritárias de investimento do governo, conforme Política de Desenvolvimento da Biotecnologia. Ainda assim, o Brasil apresenta números tímidos na área, quando comparado à Europa ou Estados Unidos.


Desde meados dos anos 2000, houve uma expansão de cursos de formação de Recursos Humanos nessa área, tanto no nível de graduação como de pós-graduação.


Hoje em dia, existem mais de 50 cursos a nível de graduação em Biotecnologia, além de outros correlatos, como Ciências Biológicas, Biomedicina e etc. No entanto, os profissionais dessa área encontram muitas barreiras ao ingressar no mercado de trabalho, sendo elas: falta de conhecimento da profissão, falta de preparo para trabalhar na indústria, falta de exemplos de sucesso para espelhar-se, entre outras.


O Profissão Biotec (www.profissaobiotec.com.br) é um movimento criado em 2016 que busca investigar a situação dos profissionais da área de biotecnologia, divulgar oportunidades e estimular o autodesenvolvimento, de forma a impulsionar a área de biotecnologia e facilitar a inclusão do profissional no mercado de trabalho. Neste webinário, vamos apresentar alguns dados coletados sobre os profissionais formados em biotecnologia e discutir acerca de carreira, empregabilidade, auto-desenvolvimento e propósito.

Convidadas:

  • Caroline Salvati

Biotecnologista e Analista de Processos no SENAI CETIQT.

Caroline é Técnica em Química (2011) e Bacharel em Biotecnologia (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É co-fundadora do Profissão Biotec, um movimento que divulga Biotecnologia e busca consolidar o profissional da área. Atualmente está trabalhando como Analista de Processos no SENAI CETIQT, na área de biologia molecular.

  • Jéssica Scherer

Biotecnologista e coordenadora de laboratório da Regenera Moléculas do Mar.

Jéssica é Bacharel em Biotecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Co-fundadora do Profissão Biotec, um movimento que visa a consolidação dos profissionais de biotecnologia e da ciência. Atualmente, atua como pesquisadora na empresa Regenera Moléculas do Mar, nas áreas de microbiologia, biotecnologia marinha e projetos.

Compartilhe este evento

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

© 2017 por Rede de Pesquisadores