13 de Junho, 2018 |Online

Soluções circulares na indústria de equipamentos médicos

Horário e local:

13 de Junho de 2018, às 19:00hrs

Online

Valor: Gratuito

Sobre o evento:

 

Modelos de negócios circulares são aqueles que usam práticas para utilizar os recursos de forma eficaz enquanto os impactos e benefícios para indivíduos, organizações, sociedade e ambiente são cuidadosamente pensados. Servitização e compartilhamento de produtos, aprimoramento do ciclo de vida de produtos e componentes, reutilização de materiais descartados e utilização de material e energia renováveis estão entre as práticas para viabilizar modelos de negócio que trarão impacto sistêmico cada vez mais positivos.


No contexto da saúde, os equipamentos médicos fazem um papel primordial: realizam funções que podem ajudar no diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças. São equipamentos que potencialmente melhoram a qualidade de vida de muitas pessoas, influenciando em toda sociedade. Por outro lado, a manutenção de um sistema de saúde em uma sociedade que vive cada vez mais e com mais demandas gera uma grande pegada ecológica.

 

Desta forma, buscarei mostrar alguns dos modelos de negócio já em funcionamento no Brasil e no mundo, além de um caso específico em que estou trabalhando. A partir disto, discutiremos como a Economia Circular pode nos ajudar a alcançar uma transição sistêmica no sistema de saúde por meio de inovações nos modelos de negócios de equipamentos médicos.

.

Convidado:

  • Daniel Guzzo

 

Estudante de Doutorado na EESC/USP. Professor no Insper. @USP/Insper

Aprofundando-me no conceito de Economia Circular desde o fim de 2016. Faço doutorado no tema e busco reconhecer e analisar soluções circulares em equipamentos médicos visando inovações sistêmicas. Membro da Schmidt Macarthur Fellowship, programa internacional para estudantes de pós-graduação em Economia Circular. Interessado em modelos de negócios sustentáveis e ensino de design para Engenharia.

Compartilhe este evento

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

© 2017 por Rede de Pesquisadores